Chaplin y Gardel

Em 1931, Carlos Gardel canta durante dois meses na célebre Costa Azul francesa, onde freqüentavam europeus milionários e famosos. Seu centro de reunião era o cassino Palais du Mediterranée de Niza, também freqüentado por grandes artistas como Charles Chaplin, que então recibia os elogios por seu recém-apresentado filme Luzes da Cidade. Ali desfrutou com Gardel do tango e do êxito que alcançavam ambos. Madame Sadie Baron Wakefield, admiradora e apoio fundamental de Gardel, seu cantor preferido, realizou uma festa em sua casa na Riviera francesa, para receber Chaplin. Uma bailarina que viveu um romance com Chaplin, May Reeves, escreveu em suas memórias: «Havia uns quarenta convidados. Chaplin estava muito em forma. Um cantor argentino, acompanhado por seu guitarrista, cantou em sua honra, enquanto isso Chaplin instalado atrás do bar levava à boca uma enorme garrafa de conhaque e cortava uma torta gigantesca com uma faca descomunal» (citado pelo biógrafo de Gardel, Simon Collier). Mais claras que as ponderações de Reeves, preocupada em conquistar o famoso artista, o próprio Chaplin declarou a Regina Creuve, cronista do New American Lines, em 1935, depois da morte de Gardel: «Em uma reunião íntima, Gardel começou a cantar e me impressionou profundamente. Tinha um dom superior com sua voz e sua figura, e uma enorme simpatia pessoal com a qual ganhava, de imediato, o afeto de todos. Tão profunda era a simpatia que inspirava, lembro perfeitamente bem, que chegamos até as primeras luzes da madrugada depois de uma noite de alegria.»
«Digam senhores ao público que com Gardel perco um de meus mais simpáticos amigos e que os países sul-americanos não tinham melhor representante que ele entre nós. Enquanto da arte cinematográfica, foi subtraído um cantor destinado a constituir uma das maiores figuras da cinematografia.»



Joinville maior cidade do estado de Santa Catarina reconhecida como capital nacional da Dança agora conta com mais uma instituição que irá fortalecer e ressaltar ainda mais este título. “A AJODS” nasceu da união dos professores que atuam na cidade de Joinville e cidades vizinhas como, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul.
Com objetivo comum, os profissionais de dança de salão se unirão e constituirão a AJODS com o intuito de unir, aprimorar e promover a dança de salão em Joinville e região.
Informações: (47) 3422 6093/8401 2291

No hay comentarios.: